O evento foi repleto de momentos de aprendizado e troca de experiências.
O Encontro de Formação dos Empreendedores Cívicos RAPS 2016 aconteceu nos dias 02 e 03/07/16 na sede da RAPS em SP. O objetivo do evento, além de oferecer formação alinhada aos prinípios da organização, é promover a integração entre os membros do projetos, propiciando uma rica discussão de ideias e troca de experiências. Segundo o colaborador e Líder RAPS, André Previato, coordenador do evento, a ideia da RAPS é que o Empreendedor se coloque como ponte entre a sociedade civil e a política institucional.
No primeiro dia do evento um dos momentos mais proveitosos foi o debate suscitado entre os Empreendedores. Eles se dividiram em grupos temáticos, de acordo com suas atuações sociais, para debater sobre Sustentabilidade, Educação e Controle Social. O que ficou mais evidente nessa discussão foi a pluralidade ideológica do debate, que condiz totalmente com a identidade plural e apartidária da organização. Segundo a Empreendedora Camila Koch, de Joinville (SC), essa diversidade faz com que seu trabalho social se enriqueça: “É no contato com a diversidade vinda dos Empreendedores de todas as regiões do país que consigo enriquecer minha atuação em Santa Catarina”, ressaltou Koch.
Programa eleitoral RAPS
Além das discussões, foi apresentado também o Programa Eleitoral da RAPS, coordenado pelo Líder RAPS Fernando Latorre e faz parte da estratégia de formação de lideranças políticas e tem como um de seus principais objetivos qualificar e potencializar as campanhas eleitorais dos pré-candidatos às eleições deste ano.
Foram convidados os pré-candidatos Caio Cunha e Thiago Rocha de Paula, ambos Líderes RAPS, que mostraram como é possível construir candidaturas alinhadas com os princípios da ética, transparência e sustentabilidade. O Empreendedor Cívico Erisvaldo Freire, também se colocou como pré-candidato nas eleições municipais de Natal-RN e disse que conta com o apoio de membros desta rede de lideranças na sua campanha.
O dia foi concluído com outra proposta de debate: “Democracia e Governança Política de transição rumo a uma sociedade sustentável”. De antemão, a organização elaborou um documento base com alguns princípios norteadores sobre o tema. Os Empreendedores foram novamente divididos em grupos e convidados a discutirem sobre o texto, podendo sugerir a alteração ou o acréscimo que julgarem necessário. A mesma dinâmica foi aplicada aos Líderes RAPS e Jovens RAPS em seus módulos de formação. A ideia é compilar todas as contribuições, chegando-se a um texto final de alta qualidade que será divulgado para toda rede de lideranças RAPS.
Tags