A RAPS realizou, nos dias 18 e 19/06, o Encontro de Formação e Capacitação dos Jovens RAPS 2016. O evento teve por objetivo proporcionar um momento de formação e de troca de experiências, discutindo temas como política, sustentabilidade e participação da juventude. O cientista político Humberto Dantas, o colaborador e Líder RAPS Zysman Neiman e a colaboradora Juliana Freire foram uns dos facilitadores desses momentos de reflexão. O evento teve a coordenação do Líder RAPS Fernando Holanda, em parceria com a equipe RAPS.
O professor Humberto Dantas conduziu uma discussão sobre o papel do jovem na política, mostrando que, quando se fala em juventude, ao mesmo tempo que há inquietude e dinamicidade nessa parcela etária, há também a impossibilidade de se falar em uma única juventude, visto a pluralidade desse recorte social.
A falta de participação do jovem na política, segundo Dantas, vem desde a escola, local que deveria estimular e explorar essa prática. “O jovem representa 30% do eleitorado brasileiro. O Brasil é um dos poucos países onde se pode votar aos 16 anos. E nem na escola o jovem aprende os princípios da democracia. Não dá para exercer cidadania sem educação política e isso tem que começar na escola”
O Líder RAPS Fernando Holanda, que é candidato a vereador em Recife (PE) pela Rede Sustentabilidade, compartilhou a experiência desafiadora de se colocar como candidato e disse que recebeu o encorajamento de algumas pessoas que percebem a necessidade de novas ideias na política institucional.
“Os desafios são grandes, mas existe uma significativa oportunidade de irmos rompendo esses paradigmas dessa política institucional”, afirmou.
Sustentabilidade
Noutro momento do encontro, o também professor e Líder RAPS Zysman Neiman, juntamente com a pesquisadora Juliana Freire, falou aos Jovens RAPS sobre o tema da Sustentabilidade, abordando seu conceito e a elaborações de ações políticas em torno do tema.
“Sustentabilidade é um modelo de sociedade com crescimento econômico regulado pelos limites dos sistemas naturais do planeta. Isso garante bem estar, satisfazendo as necessidades básicas do ser humano em igualdade de condições”, definiu Neiman. Juliana explicou como a RAPS vem, gradativamente, tentando implementar na formação das lideranças políticas a urgência dessa causa, para colher os frutos de políticas públicas em sintonia com a preservação dos recursos naturais.
Os momentos foram bastante colaborativos, pois além dos dados trazidos pelos facilitadores, dando embasamento à discussão, todos puderam contribuir trazendo sua visão e experiência sobre o tema.
Tags