menu
Voltar

Colaboradores

4 de abril de 2013

1. Como posso contribuir para a RAPS?
A RAPS financia suas atividades institucionais e projetos através de contribuições de pessoas físicas e instituições voltadas para o apoio e financiamento de projetos afins. A pessoa física ou instituição que deseja colaborar e contribuir é convidada a celebrar um Termo de Doação com a RAPS, documento que detalhada as condições gerais da doação e as obrigações do donatária perante o doador, inclusive a forma de prestação de contas do uso dos recursos.
Com a celebração do Termo de Doação será emitido um Recibo em nome do doador.
2. Como o colaborador pode participar da governança?

O colaborador terá acesso às informações da instituição e dos projetos mediante relatórios trimestrais de prestação de contas. Participará ainda de, no mínimo, dois eventos do Calendário de Atividades, especialmente do Encontro Anual, evento que reúne todos os membros da rede de líderes por um Brasil sustentável e os associados. Igualmente, receberá a newsletter e o acesso à plataforma virtual na qual serão promovidas discussões sobre temas de políticas públicas, produzidos documentos institucionais (diretrizes, documentos oficiais, manuais de boas práticas, etc) e estimulada a Amizade Cívica. A governança será exercida, portanto, através do intercâmbio de informações com os membros da rede RAPS, do acompanhamento de contas, e participação das atividades e avaliações institucionais.
3. Existem reuniões periódicas, semestrais ou anuais?

Ver Calendário de Atividades
4. Como acompanharei o uso dos recursos?
Os projetos da RAPS são desenhados a partir do Enfoque do Marco Lógico, metodologia que permite construir a estrutura lógica do projeto visando à coerência entre a visão do problema, as soluções propostas e possíveis de realização, com objetivos, resultados, indicadores de avaliação, atividades e recursos.
Reconhecido como uma ferramenta eficiente de planejamento de projetos, o marco lógico é adotado mundialmente por agências de cooperação internacional como USAID (Estados Unidos), JICA (Japão), GTZ (Alemanha), AECI (Espanha), bem como organismos multilaterais, União Europeia, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, entre outros.
A metodologia do Marco Lógico permite que a organização informe ao doador exatamente em quais atividades seus recursos foram investidos a partir de uma prestação de contas anual de seus projetos.
Além disso, a RAPS está desenvolvendo uma plataforma eletrônica onde cada doador terá acesso a uma área do site exclusiva para o acompanhamento do desenvolvimento dos projetos, a implantação de suas atividades, cumprimentos dos objetivos e a alocação dos recursos. A Plataforma tem previsão de lançamento para Dezembro de 2013.
5. Como acompanharei o atingimento dos objetivos firmados?
A RAPS reconhece a importância de mensurar o desenvolvimento de seus projetos a fim de acompanhar a sua implementação. Para tanto, foi desenhado um plano de monitoramento que tem como princípio acompanhar em tempo oportuno as ações postas em marcha, permitindo a retroalimentação da equipe de gestão do projeto, de forma que as atividades, sempre que necessário, sejam reestruturadas com vistas ao cumprimento dos objetivos esperados.
Para auxiliar a equipe de gestão dos projetos, foi contratado o Instituto de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – INCIDE, especializado em Monitoramento e Avaliação de projetos do terceiro setor.
O instituto desenvolveu um plano de monitoramento que trimestralmente é apresentado a RAPS a fim de consolidar os dados e os resultados da análise para a equipe de projeto. Após a reunião, o relatório é ajustado e/ou complementado, caso necessário.
Já para avaliar o sucesso dos projetos, a RAPS pauta-se pelos critérios da eficiência e da eficácia, ou seja, o projeto deve apresentar uma boa relação custo/benefício (eficiência) e se realmente contribuiu para cumprir com seu objetivo geral (eficácia). Também contará com o auxílio do INCIDE para mensurar ao final dos projetos o cumprimento dos resultados esperados e de seus objetivos específicos.

[ssba-buttons]

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS