Os líderes RAPS 2016 participaram do Módulo II de formação e capacitação nos dias 20, 21 e 22 de maio, em São Paulo. O destaque do evento foi Steve Jarding, professor de Políticas Públicas da John F. Kennedy School of Government , da Harvard University.
Jarding é especialista em gerenciamento e estratégias de campanhas eleitorais e, como acontece todos os anos, veio compartilhar sua vasta experiência em campanhas políticas com os membros da RAPS. Na primeira parte do programa ele abordou temas como equipe de campanha, elaboração do orçamento e captação de recursos.
Segundo ele, campanhas eleitorais são basicamente iguais em todo o mundo e as mesmas técnicas podem ser utilizadas em praticamente todos os países, considerando-se as peculiaridade de cada um.
Além dos temas ligados às campanhas eleitorais, os líderes RAPS tiveram aulas de Media Training com o professor Jarding, quando puderem aplicar na práticas as técnicas sobre uma boa performance para falar em público.
Para a Líder RAPS Natália Dalto, de Aracaju-SE e filiada ao partido Rede Sustentabilidade, o encontro foi bastante rico. “Steve Jarding nos apresentou experiências de vários países nas áreas de formação política e da arte de falar em público. Aprendi algumas ferramentas para me comunicar melhor, não só em relação à minha imagem, mas também considerando vocabulário e expressão corporal.”
Em sua palestra de encerramento do módulo, o professor Steve Jarding disse que o sistema político representativo está repleto de imperfeições e a classe política tem de trabalhar para aperfeiçoá-lo.
Ele acredita que o Brasil tem todo o potencial para se tornar uma liderança mundial.” O que mais precisamos é de líderes comprometidos com a mudança. Na minha opinião, há quatro ou cinco nações que podem fazer essa diferença e eu acredito firmemente que o Brasil é uma delas”.
Tags