menu
Voltar

Postura do jovem na política é analisada em evento

8 de abril de 2016

materia 2
Presentes no Encontro dos Jovens RAPS 2013, 2014 e 2015 também afirmaram que a polarização partidária empobrece o cenário político

No último sábado (02/04), aconteceu na sede da entidade, na capital paulista, o primeiro Encontro de Jovens RAPS das turmas 2013, 2014 e 2015. O evento teve como principais objetivos promover a amizade cívica e a troca de informações entre os antigos membros do projeto. Entre outras atividades, foram realizadas discussões acerca das campanhas dos Líderes RAPS, divulgação de informações sobre o Programa Eleitoral RAPS, além de debates sobre o atual momento político do Brasil.
No período da tarde, foi realizada uma roda debate com o tema “Desafios da crise política brasileira”. Além disso, os participantes fizeram análises de como os jovens têm se comportado diante do recente cenário de constantes alterações. O Jovem RAPS e colaborador da organização Samuel Oliveira elogiou os convidados e abriu a discussão perguntando qual era a visão deles sobre o engajamento político da juventude.
Em tom crítico, o Líder RAPS Thiago Oliveira afirmou que “a angústia juvenil continua sendo a mesma. Infelizmente, boa parte dessa geração não mostra ação política. Vão a manifestações, mas enxergo mais como números apenas. Por isso, temos que educá-los e, primeiro, ouvir o que têm a dizer. Hoje, existe muito ódio no ar e opiniões formadas a partir de programas sensacionalistas”.
Entusiasta, a Líder RAPS Alessandra Monteiro contrapôs o argumento de Thiago e declarou que atualmente os jovens estão mais interessados na realidade do país. Segundo Alessandra, eles abriram os olhos para os conflitos existentes. Já de acordo com o Líder RAPS e um dos fundadores da rede de mobilização Meu Recife, Fernando Holanda, o ideal é construir opiniões e estar sempre disposto a não ser o dono da verdade. “Se você se fecha em uma opinião apenas, muito provavelmente não estará aberto a mudanças”, disse Holanda.
No mesmo sentido, o Jovem RAPS Pedro Henrique Oliveira Mattosinhos falou sobre as dificuldades encontradas por causa da polarização partidária que ocorre no Brasil. “Acho que não tem ninguém certo e nem errado. Não podemos ser direcionados a um maniqueísmo. Se você toma um lado cegamente, automaticamente estará negando o outro”.
Ao final do debate, reafirmando a opinião da maioria dos presentes, a Jovem RAPS Marina Andrade Oliveira Ruela declarou dar mais credibilidade a pessoas que estejam dispostas a mudar de ideia. Invariavelmente, disse Marina, não acho saudável pessoas que insistem em bater nas mesmas teclas durante anos e anos sem nunca pensar de maneira diferente.
Se você é membro RAPS e deseja participar dos próximos eventos das antigas e das novas turmas dos projetos da entidade, acompanhe nossas redes sociais e o site para garantir a sua presença. No dia 06/08, está previsto o Encontro II de Jovens RAPS 2013, 2014, 2015 e 2016. Já em 08/10, ocorrerá a primeira reunião dos Empreendedores Cívicos de todos os anos da organização. Para conhecer o calendário completo, clique aqui.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS