Na lista dos 119* aprovados nos três projetos, que passam a integrar a rede de lideranças políticas da RAPS, há 6 deputados federais, 6 prefeitos e 1 senador
Os 119 aprovados no processo de seleção da turma de 2016 passam a integrar uma rede de lideranças políticas que conta com mais de 450 membros divididos nos três projetos da organização.
Para este ano, foram aprovados 39 Líderes RAPS, sendo 13 com mandato. São 6 deputados federais, 6 prefeitos e 1 senador. Para as turmas de Empreendedores Cívicos foram selecionados 40 novos membros e o grupo de Jovens RAPS ganhou 39 integrantes. Para conhecer a lista completa clique aqui.
Perfil
A nova turma de Líderes RAPS é formada, predominantemente, por pessoas das regiões Sul e Sudeste. Santa Catarina e São Paulo são os estados com maior número de representantes (7 e 5 respectivamente), à frente do Rio de Janeiro e Paraná, com 4 participantes cada um. A região Centro-Oeste contou com 7 aprovados, incluindo 3 do Distrito Federal. A região Nordeste tem 6 representantes no grupo de Líderes RAPS e a região Norte tem 2.
Os homens ainda são maioria no cenário político e o resultado do processo seletivo é um reflexo disso, com 83% dos líderes do sexo masculino contra 17% do sexo feminino.
Em relação à diversidade partidária, o PSDB lidera como legenda com o maior número de participantes: 8. Em seguida, a recém-criada Rede Sustentabilidade fica em segundo lugar, com 7 lideranças aprovadas, seguida por PSD e PSB, com 5 representantes cada um. O PDT conta com dois representantes na turma de 2016 e os demais partidos (PMDB, PHS, PPS, PRB, NOVO, PSL, PSOL, PT, PTB, PV e SD) com apenas um aprovado em cada legenda. Três dos novos Líderes RAPS não têm filiação partidária.
Empreendedores e Jovens
Dos 40 Empreendedores Cívicos da turma de 2016, 40% são mulheres. A região Sudeste predomina em número de participantes: 60%. E ao contrário dos Líderes RAPS, a maioria dos Empreendedores Cívicos (77,5%) não é filiado a nenhum partido. Entre os aprovados, 37,5% vem da área de desenvolvimento social, 25% atuam no segmento da educação e os demais se dividem em atuações nas áreas de controle social, desenvolvimento sustentável, gestão pública, meio ambiente, responsabilidade social empresarial e inclusão social.
Entre os Jovens RAPS 2016, 68% são do sexo masculino. Como acontece nos outros dois projetos, a região Sudeste tem o maior número de participantes (59%), sendo 12 deles só do estado de São Paulo. Mais da metade dos Jovens RAPS 2016 não está filiada a partido político (55%).
Entenda o processo
O Processo de Seleção RAPS 2016 teve 1188 inscritos nos três projetos e registrou um aumento de 53% em relação ao ano passado. Foram três etapas de avaliação dos candidatos por uma Comissão formada por especialistas convidados especificamente para este fim.
O processo constituiu-se em: análise da ficha de inscrição e das respostas dissertativas sobre a atuação do candidato, histórico e formação, constituindo a primeira etapa eliminatória, seguida por processo de averiguação documental e de referências apresentadas, e, por fim, de entrevistas (segunda etapa eliminatória).
A lista dos aprovados foi divulgada nos canais da RAPS no dia 19/2 e durante o ano de 2016 a nova turma participará de eventos, seminários, cursos de formação e capacitação, treinamentos e encontros de Amizade Cívica, quando terá a oportunidade de conhecer e interagir com os demais membros da rede de lideranças políticas da RAPS.
* Inicialmente, havíamos divulgado 121 aprovados no Processo de Seleção de 2016. No entanto, dois desses selecionados, sendo um Líder RAPS e um Jovem RAPS, desistiram antes que as atividades fossem iniciadas.
Turma de aprovados tem 13 lideranças com mandato
22 de fevereiro de 2016