Com o objetivo de atrair novas lideranças políticas alinhadas com a ética e sustentabilidade, a RAPS realizou entre os dias 15 de dezembro e 20 de janeiro o processo seletivo para a primeira turma de Líderes RAPS. Durante este período, pessoas de diversos segmentos da sociedade se inscreveram para o curso que será realizando durante este ano.
Entre os 401 inscritos, a predominância foi de homens entre 30 e 34 anos da região sudeste, principalmente do estado de São Paulo, com ensino superior ou pós-graduado sem filiação ou vínculo com qualquer partido político. Mas não são apenas de homens do sudeste que o perfil de inscritos é composto. Mulheres e jovens com menos de 30 anos também formam números expressivos.
A segunda região com mais inscritos foi o nordeste totalizando 35, sendo 21 apenas da Bahia. Em terceiro lugar ficou a região centro-oeste, sucedida pelas regiões sul e norte. Entre os partidos políticos, o PV é o que tem o maior número de filiados inscritos, com 61 membros, seguido pelo PT e PSDB com 16 e 15 inscritos respectivamente.
A seleção dos candidatos foi feita em duas etapas realizadas por uma comissão julgadora formada por professores e especialistas da área política. A primeira etapa consistiu-se na pré-seleção e nesta fase as fichas de inscrições foram avaliadas a fim de selecionar os candidatos que mais se aproximavam da matriz-objetivo que definiu o perfil da turma de líderes RAPS de 2013. Após esta primeira etapa, os 60 selecionados passaram por entrevistas pessoais e telefônicas, esta última para os candidatos não residentes de São Paulo.
Na próxima semana, será divulgada a lista com 42 nomes aprovados pela comissão que comporão a turma de Líder RAPS 2013.
PROCESSO DE SELEÇÃO DE LÍDERES RAPS TEVE MAIS DE 400 INSCRITOS
25 de fevereiro de 2013