Evento aconteceu na sede da entidade e contou com as participações de membro da Presidência da República, Líderes RAPS e convidados especiais
Em 25 e 26/07, foi realizado o Módulo de Formação dos Empreendedores Cívicos da turma de 2015, na sede da RAPS, em São Paulo. O encontro, que foi o segundo do ano voltado especificamente a esse público, em ambos os dias foi iniciado às 09h30 com um café da manhã especial para os cerca de 30 participantes. O evento teve como coordenador um dos membros do Conselho Diretor da entidade, Leandro Machado.
O objetivo da reunião foi ampliar o conhecimento a respeito da sustentabilidade e do papel do Empreendedorismo Cívico no contexto político atual, além de potencializar a participação da sociedade civil, relacionando-a com a política institucional.
Estiveram presentes, para facilitar as discussões e aprofundar os temas, o diretor executivo da organização, Marcos Vinícius de Campos, os Líderes RAPS Zysman Neiman, Rogério Menezes, Mafoane Odara, Gilberto Natalini, Raquel Lyra, Rodrigo Paixão e Daniel Vargas, e a convidada Juliana Barros Freire.
No sábado (25), após Marcos Vinícius e Leandro Machado darem as boas-vindas aos participantes e fazerem a abertura do Módulo de Formação, o professor e Líder RAPS Zysman Neiman focou sua palestra no conceito de sustentabilidade. Segundo ele, muitas pessoas debatem sobre o assunto, porém poucas sabem exatamente o real significado do termo.
Para o professor, não devemos ser catastróficos, mas é nítido o declínio da vida de maneira geral. “Continuamos aumentando o consumo e, cada vez mais, o funil se fecha. Temos que planejar para esse funil não fechar completamente. E não é um planejamento para daqui a 10 ou 20 anos, é um planejamento para milhares de anos. Vamos definir ações e estabelecer espaços para, assim, contornar a questão ambiental”.
Em seguida, a convidada e pesquisadora Juliana centrou seu depoimento nas ações que devem ser tomadas agora para, futuramente, resultados positivos serem obtidos. “Mais do que respostas emergenciais, precisamos elaborar propostas transformadoras, para construir o futuro sustentável que desejamos. Ambas as perspectivas são igualmente importantes na ação política”.
Ainda no período da manhã, do primeiro dia, foram formados dois Grupos de Trabalho para abordar os temas “Cidades Sustentáveis” e “Mobilização Social”, que tiveram como facilitadores os Líderes RAPS Rogério Menezes e Mafoane Odara, respectivamente.
À tarde, foi realizada a Dinâmica do Aquário sobre Política x Empreendedorismo Social/Cívico. Os Líderes RAPS vereador Gilberto Natalini (PV/SP), deputada estadual Raquel Lyra (PSB/PE) e o vereador Rodrigo Paixão (PSOL/SP) foram os responsáveis por conduzir os debates e facilitarem as discussões.
Em seu depoimento inicial, Natalini afirmou que aceitou o convite porque a RAPS e ele almejam o mesmo resultado. “Hoje, vivemos em uma neblina ideológica. Não sabemos diferenciar amigo de inimigo. Por isso, grupos como a RAPS devem formar uma grande rede no Brasil e serem alternativas para a sonhada mudança”. Para Raquel, o melhor caminho não é se contrapor a todos, é construir juntos. Já Rodrigo Paixão declarou que o personalismo na política e a fraqueza dos partidos são, atualmente, desafios fundamentais a serem superados.
No domingo (26), a entidade contou com a participação especial do Líder RAPS e subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Daniel Vargas. Com uma exposição que durou mais de uma hora, após seu discurso foi realizada uma Roda de Debate.
As discussões entre o subsecretário e os participantes giraram entorno de temas como a atual conjuntura política brasileira sobre a perspectiva do Empreendedor Cívico e o papel do Empreendedorismo Cívico tanto na política quanto na RAPS.
Segundo Daniel Vargas, “o Empreendedor Cívico não é o salvador de tudo e não pode resolver nada sozinho, mas cumpre um papel absolutamente decisivo e central nos dias de hoje, pois serve como uma espécie de profeta do novo espaço público, como um inventor de instituições que ainda não existem”.
Como mensagem final e estímulo aos participantes, Vargas deixou um recado mostrando que eles têm capacidade de serem exemplos a outras pessoas e figurarem como modelos. “Quando um Empreendedor Cívico acerta, ele pode mostrar o caminho para toda uma sociedade que vem atrás dele”, finalizou o subsecretário.
Para saber a opinião dos participantes sobre o Módulo de Formação, clique aqui.
Assista ao vídeo do evento clicando aqui.
Tags