No dia 6 de abril, em parceria com o Centro Brasil no Clima, a RAPS realizou o encontro “ABC das Mudanças Climáticas” com a proposta de iniciar a discussão do tema entre os membros de sua rede de líderes políticos.
A abertura do evento foi realizada pelo Diretor Executivo do Arapyaú, Marcelo Furtado, que apresentou um panorama do agronegócio, pecuária e geração de energia no Brasil diante das mudanças do clima e seus impactos na economia e no desenvolvimento sustentável.
“Quando falamos de mudanças climáticas em políticas públicas, estamos falando também de políticas de adaptação e vulnerabilidade para melhor ambientar a população, as indústrias e o agronegócio.”
O ex-deputado federal e Líder RAPS, Alfredo Sirkys apresentou a ação climática em escala nacional e planetária e o que está sendo discutido politicamente para a resolução destes conflitos.
As mudanças climáticas e seus impactos têm ocupado a pauta de discussões na RAPS e se refletem também na atuação de seus líderes.
O deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) será integrante da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, como membro suplente. O parlamentar avalia que o debate sobre o clima será um dos temas mais importantes deste ano, uma vez que o país vem enfrentando a maior crise hídrica dos últimos tempos.
O deputado distrital Joe Valle (PTD) aprovou a Lei das Mudanças Climáticas no Distrito Federal. Segundo ele, a situação já é considerada irreversível e providências devem ser tomadas com urgência. “Temos uma lei sobre esta questão aprovada aqui na Câmara, inclusive com metas de diminuição de poluição. O processo está muito acelerado no DF. Precisamos agir com rapidez”, completou.
O governador de Brasília Rodrigo Rollemberg (PSB), desde 2007 alerta sobre os efeitos das mudanças climáticas no país e defende medidas para amenizar os impactos do aquecimento global em países mais pobres.
Já o vereador de São Paulo Gilberto Natalini (PV), há 14 anos integra a Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, que tem o objetivo de intermediar o diálogo entre cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo para aprofundar a discussão sobre os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social. O objetivo também é propor políticas públicas e legislações de caráter mais objetivo e resolutivo.
A deputada estadual do Rio de Janeiro Aspásia Camargo (PV), é autora da Lei de Mudanças Climáticas que institui a Política Municipal sobre Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável.
Confira a lista de Líderes Políticos RAPS que integram comissões de meio ambiente e mudanças climáticas em suas respectivas casas legislativas:
Deputado Federal Alessandro Molon (PT-RJ)
Deputada Estadual Aspásia Camargo (PV-RJ)
Deputado Distrital Joe Valle (PDT-DF)
Vereador Ricardo Young (PPS) – São Paulo/Capital
Vereador Marcos Papa (sem partido) – Ribeirão Preto/SP
Vereador Gustavo Henric Costa – Guti (PV) Guarulhos/SP
Vereador Caio Cunha (PV) Mogi das Cruzes/SP
Rede de Líderes Políticos RAPS discute Mudanças Climáticas
10 de abril de 2015