Com o tema “Os desafios das novas lideranças políticas no Brasil”, a RAPS deu início à programação dos Diálogos Políticos 2015. Em parceria com a George Washington University e com a CAUSE, foi realizada uma roda de discussão entre lideranças políticas, alunos de graduação da GWU e especialistas convidados, que propuseram reflexões sobre as inovações necessárias àqueles que desejam empreender na política.
A roda de conversa contou com dois painéis. O primeiro teve como convidado o vereador Ricardo Young (PPS), líder RAPS da turma de 2013 que tem se destacado na Câmara Municipal de São Paulo por um mandato inovador e alinhado à agenda da Sustentabilidade. (leia mais sobre a exposição de Young).
O segundo painel tratou sobre o papel das mídias sociais e o desafio na inovação da ação política e contou com a participação de Bruno Hoffmann, CEO do HoffGroup e Publicista na Campaigns & Elections Brazil e Paulo Moura, da Exata Inteligência.
Eles falaram sobre a necessidade de construir novos estilos de comunicação dentro da política e, nesse sentido, destacaram o papel fundamental exercido pelas mídias sociais. Para ambos, os modelos convencionais devem ser questionados, pois não dialogam com a sociedade e não engajam o cidadão.
“Tanto na campanha, como no mandato, é importante uma estratégia de comunicação que prime pela transparência e dê a possibilidade de acompanhamento dos processos políticos dos candidatos”, afirmam os especialistas.
Para o cenário brasileiro, trata-se de uma iniciativa fundamental e bastante desafiadora. As pessoas não sentem-se próximas aos políticos e estes, por sua vez, não apresentam modelos inovadores de gestão. Temos, assim, um contexto de desinteresse e desconfiança por parte do povo, que não sente-se representado por seus governantes.
O desafio é grande, mas alguns políticos já estão lidando de forma inovadora com ele.
Durante o encontro, Bruno Hoffman apresentou o trabalho desenvolvido na campanha de Rodrigo Rollemberg, Líder RAPS e recém-eleito Governador do Distrito Federal pelo PSB. Criou-se uma plataforma digital, também adaptada para celulares, com o objetivo de trazer o cidadão para perto do candidato e de suas propostas. Bruno ainda ressaltou a necessidade dos candidatos enviarem informações frequentes sobre seus mandatos criando legitimidade e confiança.
Paulo Moura, que também participou da roda de conversa, falou sobre o marketing político e destacou as falhas que os políticos cometem ao se comunicarem com a sociedade.
Para o especialista, são poucos os políticos que apresentam um planejamento estratégico de comunicação, o que leva a frequentes falhas e dificulta a inovação; as ferramentas de comunicação digitais, por exemplo, são pouco – ou nada – exploradas. “É preciso criar soluções criativas e estratégicas”, afirma Paulo, cujo trabalho utiliza ferramentas cientificas na área do neuromarketing, com o objetivo de melhorar a qualidade da informação passada por políticos.
[Diálogos RAPS] O papel das mídias sociais e o desafio na inovação da ação política
12 de março de 2015