Com o tema “Os desafios das novas lideranças políticas no Brasil”, a RAPS, em parceria com a Escola de Governo da Universidade George Washington e a CAUSE, promoveu uma roda de discussão entre lideranças políticas, alunos de graduação daquela universidade e especialistas em torno de dois painéis específicos.
“Os novos modelos de campanhas eleitorais” foi tema abordado pelo vereador Ricardo Young (PPS), líder RAPS da turma de 2013 que tem se destacado na Câmara Municipal de São Paulo por um mandato inovador e alinhado à agenda da Sustentabilidade. Young falou sobre o pleito eleitoral de 2012, quando se elegeu vereador com 43 mil votos com uma campanha de baixo carbono, que utilizou bicicletas como meio de transporte da equipe de rua, além da utilização de papel reciclado, móveis recicláveis num comitê eleitoral compacto e funcional, tendo como sistema de arrecadação de recursos o crowdfunding, a adoção de um conselho político, entre outras inovações.
Uma vez eleito, Ricardo Young continuou inovando no mandato parlamentar por meio de iniciativas que priorizam a sustentabilidade, a transparência, a participação da sociedade e a promoção do diálogo nas questões mais importantes da cidade. Dentre as principais iniciativas do mandato de Ricardo Young, destacam-se:
– Criação da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade com ações integradas e suprapartidária, além da elaboração de projetos de autoria coletiva
– Atendimento somente de pleitos coletivos – incentivo à mobilização e articulação sociedade em torno do interesse coletivo
– Metodologia para elaboração de projetos de lei tendo como documentos referenciais a Plataforma das Cidades Sustentáveis e a Carta da Terra, entre outros.
– Videocast Direto do Plenário – Veiculação diária nas redes sociais com um resumo das atividades do plenário visando à maior proximidade com o cidadão comum e uma ação didática em relação à dinâmica do Legislativo.
– Segundas Paulistanas – Espaços suprapartidários de diálogos intersetoriais e interdisciplinares sobre temas relevantes para a cidade de São Paulo. Periodicidade: mensal.
– Concurso fotográfico – Quero SP assim – Estímulo à participação do cidadão que, por meio do envio de fotos da cidade às páginas do mandato nas redes sociais, traz um olhar crítico e propositivo em relação ao município. Periodicidade: semestral.
– Conselho da Transparência
– Conselho Político
– Elaboração do Código de Conduta do Mandato (em andamento)
– Monitoramento externo do mandato: Projeto – Adote um Vereador
– Ombudsman Parlamentar – Assessor específico para esta função
[Diálogos RAPS] Ricardo Young fala sobre novos modelos de campanhas eleitorais
12 de março de 2015