O Senador eleito pelo DF e líder Raps José Reguffe (PDT) falou aos participantes do evento” Balanço das eleições 2014″ que a política é um caminho difícil e lento. Usando como exemplo sua própria trajetória, Reguffe contou que enfrentou três eleições até conseguir seu primeiro mandato como deputado distrital e alertou para a necessidade de uma reforma imediata.
Reguffe apresentou as sete propostas desenforma política que irá defender no Senado: fim da reeleição para cargos do executivo e apenas uma reeleição para o legislativo; fim do voto obrigatório; instituição do voto distrital, criação desistem de revogabilidade de mandato em caso de não cumprimento das promessas de campanha; proibição de doações privadas na campanha; candidaturas avulsas sem filiação partidária; renúncia do mandato legislativo para quem for indicado a cargos do executivo.
Ciente de que muitas destas propostas podem ser polêmicas, Reguffe disse que vai se dedicar para reduzir o peso do poder econômico na política, ampliar as formas de democracia direta e aproximar o cidadão da política.
Sobre o momento atual, Reguffe mostrou preocupação e disse que, na sua opinião, os membros do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, do STF – Supremo Tribunal Federal e do Tribunal de Contas deveriam ser selecionados por concurso público.
Tags