O encontro de Empreendedores Cívicos da RAPS abriu espaço para a troca de informações e experiências sobre iniciativas promotoras da cidadania e do controle social como elementos transformadores da política e da sociedade.
A empreendedora cívica Beatriz Pedreira, apresentou aos participantes a pesquisa “Sonho Brasileiro da Política”. O estudo, que foi financiado pela própria sociedade civil, mostra como o jovem brasileiro está transformando o país. A ideia da pesquisa surgiu a partir das manifestações de junho de 2013 e apresentou sua conclusão com a seguinte frase: “Jovens querem votar em ideias, não em pessoas; em causas, não em partidos.”
Já a empreendedora cívica Maria do Socorro Mendonça, presidente do Instituto Nossa Ilhéus (BA) e o gestor de projetos Gabriel Siqueira, fizeram uma apresentação sobre a organização que nasceu sob a inspiração do trabalho da Rede Nossa São Paulo e que tem por objetivo fazer o monitoramento e o controle social do legislativo e do executivo locais através do fortalecimento da cidadania, do empreendedorismo e da democracia participativa.
Dentre os impactos já produzidos em Ilhéus, Socorro destacou a fiscalização dos trabalhos dos vereadores, o acompanhamento de licitações do setor público, participação em conselhos de políticas públicas e a assinatura de compromisso com o programa Cidades Sustentáveis.
No final do primeiro dia do encontro, já com um olhar sobre o papel do empreendedor cívico na transformação e qualificação da política, o líder RAPS Ademar Bueno mediou a discussão entre os empreendedores cívicos Ruth Goldberg, Mariana Moraes e Renato Guimarães. Em destaque, a participação dos membros da RAPS nas campanhas eleitorais de 2014, cujo aprendizado será amplamente discutido no evento “Balanço das Eleições 2014”, a ser realizado dia 3 de novembro, a partir das 18 horas, com transmissão em tempo real através do site da RAPS.
Tags