A RAPS recebeu o Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol em reconhecimento pela sua transparência na divulgação do seu inventário de emissões de gases de efeito estufa do ano de 2021. A conquista, anunciada na segunda-feira (17), simboliza a contribuição da organização para o fornecimento de dados públicos de emissões de GEE (Gás de Efeito Estuda) à sociedade por meio do Registro Público de Emissões, maior base de dados pública de inventários corporativos da América Latina.
Este selo é o segundo reconhecimento que a RAPS recebe em 2022. O primeiro foi o Selo CO2 Neutro, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, recebido em agosto deste ano, pela compensação de 15.000 kg de CO2eq (equivalência de dióxido de carbono).
O Registro Público de Emissões (RPE) é uma plataforma on-line para divulgação de forma transparente, rápida e simples dos inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa (GEE) de todas as organizações participantes do Programa Brasileiro GHG Protocol. O RPE é o primeiro deste tipo no País e, atualmente, conta com a maior base de inventários organizacionais públicos da América Latina, com mais de 1.450 inventários.
O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008 e é responsável pela adaptação do método ao contexto brasileiro e pelo desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa, pelo FGVces e WRI, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development(WBSCD) e 27 Empresas Fundadoras.
[ssba-buttons]Tags