O processo de seleção RAPS é um dos elementos estruturantes da ação da entidade. Para atingir seus objetivos institucionais, é essencial que esse processo seja robusto o suficiente para garantir a confiabilidade e o compromisso de que os nomes selecionados passaram pelo escrutínio de forma transparente e criteriosa, nos termos das diretrizes do processo de seleção.
Identificar, atrair e garantir o ingresso na RAPS de novos e atuais líderes políticos comprometidos com os valores e princípios propugnados pela entidade em seu Código de Ética, e que efetivamente participem do processo político, é nosso objetivo estratégico fundamental. Baseados na experiência do processo de 2013, a entidade ampliou a divulgação através de eventos, palestras, encontros e parcerias, bem como incorporou o aprendizado obtido no desenho das etapas do processo objeto deste relatório.
O processo de seleção da Rede de Líderes Políticos RAPS 2014 teve início com a publicação do Edital, em 25 de novembro de 2013, que tornou pública a abertura das inscrições (de 25/11 a 12/01) e estabeleceu as normas aplicáveis à sua realização. Com a participação de 752 pessoas, o processo de seleção foi aberto, universal e acessível a todos os cidadãos que se consideram alinhados aos valores e princípios da instituição, expressos em sua missão, visão e objetivos, que reconhecem a centralidade da política como instrumento de transformação social e que desejem debater e construir uma visão compartilhada de desenvolvimento do país. O perfil dos inscritos e dos selecionados identificou inscrições de lideranças dos mais variados perfis partidários, regionais, sociais e profissionais.
Baseando-se nos parâmetros e critérios estabelecidos nas diretrizes do processo de seleção, a comissão responsável, composta por Ademar Bueno, Anamaria Schindler, André Palhano, Carlos Melo, Fernando Rei, Gláucia Barros, Humberto Dantas, Mafoane Odara, Mara Prado, Mônica Sodré, Zysman Neiman, entrevistou os candidatos em função de sua identificação com os diferentes perfis da Rede de Líderes Políticos: Líderes RAPS, Jovens RAPS e Empreendedores Cívicos.
Assim como em 2013, o resultado final do processo de seleção tornou a exceder nossas melhores expectativas. O Relatório do Processo de Seleção 2014 que temos o privilégio de oferecer à sociedade, permitirá uma visão geral dos critérios e etapas envolvidos.
Processo de seleção 2014
3 de junho de 2014