Treze Líderes RAPS foram incluídos na lista dos 100 congressistas mais influentes divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – Diap, na última sexta-feira (27). Esta foi a 28ª edição dos “Cabeças” do Congresso Nacional, ranking que destaca os congressistas que se diferenciam dos demais por meio do exercício de suas qualidades e habilidades. Ao todo, foram destacados 66 deputados e 34 senadores.
As 13 lideranças RAPS incluídas na lista representam 30% do total de congressistas membros da Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade – RAPS. Foram contemplados os parlamentares Alessandro Molon (PSB/RJ), Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), Marcelo Ramos (PL/AM), Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), Randolfe Rodrigues (REDE/AP), Tabata Amaral (PDT/SP) e Tadeu Alencar (PSB/PE).
Além deles, aparecem pela primeira vez na listagem os congressistas Alessandro Vieira (Cidadania/SE), Alex Manente (Cidadania/SP), Jean Paul Prates (PT/RN), Luisa Canziani (PTB/PR), Professor Israel Batista (PV/DF) e Vinicius Poit (Novo/SP).
Os critérios adotados pela instituição para compor a lista incluem protagonismo no processo legislativo, capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. Também são avaliadas a eficiência da leitura da realidade, facilidade para conceber ideias, constituição de posições, elaboração de propostas e o seu debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Ou seja, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.
[ssba-buttons]
Tags