Na sexta-feira (02), a RAPS promoveu um encontro entre os Líderes RAPS senador Fábio Contarato (Rede-ES) e os deputados Carlos Chiodini (MDB-SC), Eduardo Costa (PTB-PA), Raul Henry (MDB-PE), Renata Abreu (PODE-SP), Rodrigo Agostinho (PSB-SP), Tadeu Alencar (PSB-PE) e Tiago Mitraud (NOVO-MG) com os embaixadores da União Europeia, Ignacio Ybáñez; da Noruega, Nils Martin Gunneng; do Reino Unido, Sr. Peter Wilson; e diplomatas dos Estados Unidos e da Alemanha.
No encontro, estes representantes de governos internacionais externaram aos parlamentares brasileiros uma preocupação com a agenda ambiental brasileira e destacaram temer que produtos brasileiros comecem muito em breve a sofrerem boicote de empresas e consumidores europeus. O motivo de descontentamento seriam as ações do governo brasileiro, em especial no que diz respeito ao desmatamento da Amazônia, que tem apresentado recordes sucessivos, e também com projetos de lei que tramitam nas duas Casas legislativas sobre a demarcação de terras indígenas e regularização fundiária e a falta de compromisso do governo para reduzir o desmatamento no país.
O encontro faz parte da iniciativa da RAPS, que é hoje a maior rede pluripartidária de políticos do país e que tem entre seus membros 8% do Congresso Nacional, de ampliar a interlocução desse grupo com representantes internacionais. Em abril, encontro com a mesma finalidade havia sido realizado com o Investors Policy Dialogue on Deforestation – IPDD, representante de fundos internacionais que detém mais de U$$ 10 trilhões em ativos no mundo.
[ssba-buttons]Tags