Empreendedores cívicos e Jovens RAPS participaram neste fim de semana (26 e 27 de abril) do primeiro evento desta turma de 2014. O Seminário de Apresentação e Integração foi realizado no Espaço Fit, em São Paulo e reuniu cerca de 100 pessoas dos dois projetos. A abertura foi feita pelos Líderes RAPS 2013 Mafoane Odara e Ademar Bueno.
O professor de direito ambiental Fernando Rei (FAAP), um dos fundadores da RAPS fez a contextualização histórica da criação da instituição e citou o cenário eleitoral dos anos de 2010 e 2012 e as manifestações de junho de 2013 como aspectos importantes para a missão da RAPS de contribuir para a melhora da qualidade da política e da democracia ao empreender na política em nome de um projeto de país mais democrático, justo e sustentável. “Queremos uma mudança agora, não dá mais para esperar uma mudança a longo prazo. Isto está sendo aclamado nas ruas e a RAPS precisa dar esta resposta pela agenda ética e pela agenda social da sustentabilidade.”
Rei também destacou que é hora de dar um passo à frente neste cenário, aproveitando as eleições de 2014 para ajudar a eleger líderes comprometidos com os valores da RAPS. “Inflação controlada, acesso aos bens de consumo e de serviços foram avanços que atenderam as bases da pirâmide social, mas não operaram as transformações necessárias no país para aperfeiçoar a democracia com justiça social, haja vista que ainda predomina na política brasileira o tom assistencialista dos governos”, pontuou Rei.
Princípios e valores RAPS
O diretor executivo da RAPS, Marcos Vinícius de Campos apresentou a instituição e ressaltou que a mudança que a sociedade deseja para o país passa pela ação política desenvolvida por pessoas que compartilham dos mesmos valores e princípios e, neste sentido, a missão da RAPS é justamente promover esta oportunidade.
Marcos Vinícius explicou que em 2014 a RAPS registrou 752 inscritos no processo seletivo que resultou na nova turma composta por 46 Líderes, 58 Jovens RAPS e 47 Empreendedores Cívicos. “Para este grupo, a RAPS oferece formação e capacitação, apoio à ação política, redes de cooperação e amizade cívica e espera destas lideranças um alinhamento de princípios e valores, compromisso, envolvimento e participação em nossos projetos.”
Tags