A RAPS, junto com seus membros do Congresso Nacional, encaminhou uma carta – pedindo por uma nova política para o meio ambiente – ao Presidente Jair Bolsonaro e aos líderes da Câmara e do Senado. Nela, a sugestão de uma agenda mínima, com 4 pontos, tendo o combate ao desmatamento como eixo central.
Entre as prioridades, o de que haja compromisso com o Código Florestal, impedindo entre outros a regularização fundiária para propriedades, que incorreram em desmatamento após 2008.
A carta chega ao governo em uma semana onde os holofotes midiáticos se voltaram para o meio ambiente –e o Brasil. Começou nesta quarta-feira, 21, a Cúpula do Clima, evento convocado pelo presidente americano Joe Biden para apresentação e discussão de novas metas dos países, para frear o aquecimento global.
O Brasil chegou a esse painel com a imagem comprometida, tanto pela má gestão da pandemia quanto pelo desmonte das políticas ambientais e pelos recordes sucessivos de desmatamento. Os dados mais recentes do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) mostram que o desmatamento de março foi o maior dos últimos 10 anos.
Há uma nova geopolítica e uma nova economia em curso, assentadas no clima, e nós estamos ficando para trás. Enquanto os EUA voltaram ao protagonismo contra o aquecimento global, o Brasil provocou manifestações organizadas contra a política de desmatamento do governo.
Ao menos três cartas de repúdio à política brasileira para o meio ambiente foram recebidas pelo presidente americano Joe Biden. Elas foram assinadas por políticos – entre eles 23 governadores e dois ex-presidentes –, artistas internacionais, como Leonardo Di Caprio, e nacionais, caso de Walter Moreira Salles.
A RAPS tem como princípio ajudar na composição de políticas sustentáveis, que é a nossa expertise. Foi com esse espírito que resolvemos compartilhar com os gestores dos principais poderes a carta com que compartilhamos com vocês logo abaixo. Leia e saiba que são os parlamentares que endossam nossas ideias. Veja também a repercussão do manifesto da RAPs na mídia.
A carta foi destaque no O Globo de hoje (23/04).
Confira abaixo o texto na íntegra:
[ssba-buttons]
Tags