Esta é a 11ª edição do nosso boletim semanal com as atualizações de medidas anunciadas pelo poder público federal frente à pandemia do novo coronavírus.
Na última sexta-feira, o Ministério da Saúde alterou o formato e o horário de publicação dos boletins epidemiológicos diários gerados sobre o avanço da Covid-19 no Brasil. A medida gerou polêmica e críticas por deixar de dar transparência aos dados acumulados do número de casos e mortes decorrentes da pandemia. A reação do STF foi rápida: o ministro Alexandre de Moraes determinou na segunda-feira que o governo volte a publicar as informações completas no site da Saúde.
A Saúde voltou a publicar o acumulado no site covid.saude.gov.br. Ainda assim, permanece clima de desconfiança de que possa haver manipulação de dados referente à doença.
O episódio levou à criação de um consórcio de veículos da imprensa para levantamento de dados sobre o avanço da Covid-19 no país. O grupo reúne jornalistas dos portais G1 e UOL e dos jornais O Globo, Extra, Estadão e Folha de S.Paulo. Segundo levantamento do consórcio publicado ontem à noite (09.06), o Brasil contabiliza 38.543 mortes e 743.047 casos confirmados. O portal do Ministério da Saúde indicava total de 38.406.
Tags