O Módulo II de Formação dos 64 Líderes RAPS 2019, realizado nos dias 27 e 28 de julho, em São Paulo (SP), promoveu o painel “O que é essa tal de sustentabilidade?”, onde debateu a questão por diversos pontos de vista.
Alfredo Sirkis, Líder RAPS, jornalista, escritor e ex-deputado federal esteve presente no debate e contou sobre a sua atuação em torno da causa da sustentabilidade e apontou as evidências que atestam que a situação climática piorou muito, com vários exemplos atuais no mundo que comprovam a gravidade da questão. Além disso, afirmou que vivemos um momento de retrocesso ambiental, com desmonte histórico dos mais de 30 anos de construção de políticas públicas.
Sobre a realidade brasileira, Sirkis destacou que temos fenômenos meteorológicos extremos, como seca no nordeste e outros muitos problemas, e apontou a necessidade de focar as políticas relacionadas ao clima também em níveis estaduais e municipais.
Por fim, destacou que os países democráticos precisam de equilíbrio de todas as forças políticas em torno da causa ambiental. ““A questão climática e ambiental não é de direita e nem de esquerda, é da humanidade”, resumiu Alfredo Sirkis.
No mesmo painel, Ângelo Lima, secretário-executivo do Observatório da Governança das Águas (OGA), também abordou o papel da política na discussão sobre a sustentabilidade. “Não dá para pensar sustentabilidade se a gente não tiver democracia”, declarou. Para ele, essa é base para que exista o debate que contemple diferentes opiniões e interesses legítimos sobre o tema.
[ssba-buttons]Tags