A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade promoveu nesta quarta-feira, 29 de maio, um encontro com os seus 32 congressistas em Brasília. O tema do evento foi a segurança pública, assunto central da agenda política no Brasil, com destaque para os pacotes legislativos atualmente em tramitação no Congresso Nacional, de autoria dos ministros Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública, e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal
O debate reuniu os 32 parlamentares da RAPS em Brasília, e teve a participação dos especialistas Michele Ramos, do Instituto Igarapé, e Felipe Angeli, do Instituto Sou da Paz. A mediação do encontro foi da Profa. Dra. Haydée Caruso, da Universidade de Brasília (UnB).
Para a RAPS, o conceito de sustentabilidade também tem a ver com sociedades pacíficas, inclusivas e justas. “O nosso objetivo com esse encontro é oferecer um espaço seguro de reflexão sobre assuntos importantes da agenda legislativa brasileira, trazendo o ponto de vista de especialistas que não necessariamente concordam, e estimular o debate dos deputados federais e senadores da RAPS para que trabalhem juntos em alguns temas, como a segurança pública”, explicou Mônica Sodré, diretora-executiva da RAPS
“Os desafios da segurança pública são relevantes para parlamentares, membros da sociedade civil e cidadãos em geral. Trata-se de um tema muito importante para debate legislativo, para assegurar nosso desenvolvimento e o fortalecimento da nossa democracia”, afirmou Michele Ramos, do Instituto Igarapé. A urgência por tratar o assunto também foi destacada por Felipe Angeli, do Instituto Sou da Paz. “De forma geral, entre 2015 e 2017, aproximadamente 20% dos projetos de lei na Câmara dos Deputados tratam de segurança pública”, destacou.
O encontro realizado é parte da missão da RAPS, que é reunir lideranças políticas de diferentes partidos e visões para discutir, de forma respeitosa, e trabalhar juntos para encontrar soluções para os principais e mais urgentes desafios dos brasileiros.
[ssba-buttons]
Tags