menu
Voltar

Líderes RAPS: o que dizem os participantes da turma 2013?

23 de novembro de 2013

Em 2013 o processo seletivo para ingressar na Rede de Líderes Políticos por um Brasil Sustentável contou com mais de 400 inscritos. Destes, 41 foram selecionados para participar do projeto Líderes RAPS, voltado a pessoas com forte perfil de liderança, que demonstrem interesse em atuar na política por meio de mandatos eletivos e que estejam dispostas a provocar e incentivar ações políticas que impactem a sociedade de forma positiva, seguindo os valores da ética, transparência e da sustentabilidade.
Ao longo de 2013 diversas atividades foram realizadas com esse grupo de Líderes RAPS, incluindo módulos de formação e capacitação, palestras, encontros e atividades de amizade cívica.
A fim de realizar um balanço deste ano que passou, recorremos às nossas melhores fontes: os líderes RAPS. Afinal, eles têm legitimidade para nos dizer com segurança o que a formação que receberam da RAPS significou para suas atuações políticas. Veja abaixo alguns depoimentos de líderes RAPS 2013:
 
lider_andre-lima“Em síntese, achei mais que oportuna e necessária a criação da RAPS na perspectiva de gerar subsidio e apoio a novas lideranças políticas comprometidas com a sustentabilidade e a ética na política. Os eventos da RAPS são de muita qualidade e trazem um aporte importante para seus membros, além de permitir um intercâmbio relevante entre lideranças de diferentes regiões do País e atuantes em diferentes eixos temáticos. Penso que em poucos anos a RAPS estará fazendo uma grande e positiva diferença na política brasileira tanto pela sua pertinência, pela qualidade dos seus eventos como pela condição de uma Rede pluripartidária.” André Rodolfo de Lima, Brasília (DF).
 
 
lider_daniel-duarte“Acredito que o aprendizado propiciado pelo programa lideres Raps, bem como a rede de contatos formada no mesmo, é algo imensurável. Num momento como o atual onde tantas questões surgem no campo político, estar conectado nessa rede me ajuda a entender melhor tal cenário e proporciona possibilidades reais de participação no mesmo. E o mais importante é saber estar trabalhando com tantas pessoas especiais e que compartilham dos valores morais e éticos defendidos pela RAPS.” Daniel Lima Carvalho Duarte, Porto Alegre (RS).
 
 
Monica-Sodre“Para além dos conhecimentos técnicos sobre política, fundamentais para que possamos compreender o ambiente político e o desenho institucional em que estamos inseridos, a RAPS fornece um ambiente muito propício para a troca de experiências e para o estabelecimento de contatos com pessoas que partilham valores comuns. Ter a oportunidade de estar envolvida com pessoas que acreditam numa nova maneira de se fazer política, assim como eu, e que tem uma trajetória de ações nesse sentido me faz lembrar a todo momento das minhas responsabilidades e das responsabilidades de cada um de nós para a construção de um país melhor. Os colegas com os quais tenho a oportunidade de conviver são pessoas capacitadas, motivadas e que carregam em si grande potencial para desenvolvimento de ações conjuntas em diferentes áreas de atuação. As formações distintas e a heterogeneidade das experiências são fatores muito enriquecedores para o diálogo e valores como amizade cívica; e tem como objetivo a construção de relações que ultrapassem a mera questão “profissional”. A RAPS, além de uma nova maneira de fazer política, procura pessoas comprometidas com essa nova maneira, independente dos caminhos escolhidos por cada um para se chegar lá. É uma iniciativa pioneira no Brasil e que tem como objetivo mostrar que política não precisa ser algo chato, desvinculado do cotidiano das pessoas e somente um processo de delegação, por meio do voto, a representantes eleitos a cada dois anos. Uma nova maneira de fazer política necessita da construção e disseminação de um novo olhar sobre o nosso processo político e, na minha opinião, essa é a principal contribuição da Organização para mim, para o meu futuro e para o que eu espero para o nosso país.” Mônica Sodré Pires, Poços de Caldas (MG).
 
As inscrições para ingressar na Rede de Líderes Políticos 2014 já estão abertas. Se você tem interesse em participar, faça a sua inscrição aqui.
[ssba-buttons]

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS