Ao longo de 2013 diversas atividades foram realizadas com esse grupo de Líderes RAPS, incluindo módulos de formação e capacitação, palestras, encontros e atividades de amizade cívica.
A fim de realizar um balanço deste ano que passou, recorremos às nossas melhores fontes: os líderes RAPS. Afinal, eles têm legitimidade para nos dizer com segurança o que a formação que receberam da RAPS significou para suas atuações políticas. Veja abaixo alguns depoimentos de líderes RAPS 2013:
“Em síntese, achei mais que oportuna e necessária a criação da RAPS na perspectiva de gerar subsidio e apoio a novas lideranças políticas comprometidas com a sustentabilidade e a ética na política. Os eventos da RAPS são de muita qualidade e trazem um aporte importante para seus membros, além de permitir um intercâmbio relevante entre lideranças de diferentes regiões do País e atuantes em diferentes eixos temáticos. Penso que em poucos anos a RAPS estará fazendo uma grande e positiva diferença na política brasileira tanto pela sua pertinência, pela qualidade dos seus eventos como pela condição de uma Rede pluripartidária.” André Rodolfo de Lima, Brasília (DF).
“Acredito que o aprendizado propiciado pelo programa lideres Raps, bem como a rede de contatos formada no mesmo, é algo imensurável. Num momento como o atual onde tantas questões surgem no campo político, estar conectado nessa rede me ajuda a entender melhor tal cenário e proporciona possibilidades reais de participação no mesmo. E o mais importante é saber estar trabalhando com tantas pessoas especiais e que compartilham dos valores morais e éticos defendidos pela RAPS.” Daniel Lima Carvalho Duarte, Porto Alegre (RS).
“Para além dos conhecimentos técnicos sobre política, fundamentais para que possamos compreender o ambiente político e o desenho institucional em que estamos inseridos, a RAPS fornece um ambiente muito propício para a troca de experiências e para o estabelecimento de contatos com pessoas que partilham valores comuns. Ter a oportunidade de estar envolvida com pessoas que acreditam numa nova maneira de se fazer política, assim como eu, e que tem uma trajetória de ações nesse sentido me faz lembrar a todo momento das minhas responsabilidades e das responsabilidades de cada um de nós para a construção de um país melhor. Os colegas com os quais tenho a oportunidade de conviver são pessoas capacitadas, motivadas e que carregam em si grande potencial para desenvolvimento de ações conjuntas em diferentes áreas de atuação. As formações distintas e a heterogeneidade das experiências são fatores muito enriquecedores para o diálogo e valores como amizade cívica; e tem como objetivo a construção de relações que ultrapassem a mera questão “profissional”. A RAPS, além de uma nova maneira de fazer política, procura pessoas comprometidas com essa nova maneira, independente dos caminhos escolhidos por cada um para se chegar lá. É uma iniciativa pioneira no Brasil e que tem como objetivo mostrar que política não precisa ser algo chato, desvinculado do cotidiano das pessoas e somente um processo de delegação, por meio do voto, a representantes eleitos a cada dois anos. Uma nova maneira de fazer política necessita da construção e disseminação de um novo olhar sobre o nosso processo político e, na minha opinião, essa é a principal contribuição da Organização para mim, para o meu futuro e para o que eu espero para o nosso país.” Mônica Sodré Pires, Poços de Caldas (MG).
As inscrições para ingressar na Rede de Líderes Políticos 2014 já estão abertas. Se você tem interesse em participar, faça a sua inscrição aqui.