Ao longo de 2013, a RAPS realizou 4 encontros a fim de estimular e promover debates sobre temas relevantes para as áreas política, econômica, social e ambiental. Trata-se da iniciativa “Diálogos Políticos”, encontros periódicos em que são convidadas importantes lideranças políticas para conduzir os temas de discussão.
O primeiro ‘Diálogos Políticos’ foi realizado em junho de 2013 e ocorreu na sede da RAPS. Contou com participação de Fernando Reis, integrante do conselho RAPS, e dos líderes André Palhano e Ricardo Young, vereador da Capital, que conduziram o debate sobre Sustentabilidade nas Cidades. Além dos presentes, os internautas também puderam acompanhar o encontro por meio de transmissão ao vivo.
A segunda edição de ‘Diálogos Políticos’ foi realizada em agosto de 2013, tendo como convidado o governador de Pernambuco Eduardo Campos. Este evento foi promovido em parceria com a empresa Global Portfolio Strategists (GPS) – líder no mercado latino americano de assessoria e gestão financeira de grandes fortunas. O debate girou em torno das estratégias que levem ao desenvolvimento sustentável do país.
A terceira reunião aconteceu em setembro de 2013, na Câmara Municipal de São Paulo, e teve como fio condutor o tema: “Como contribuir para a qualidade da democracia brasileira?”. Falaram neste encontro Marcos Vinicius de Campos, diretor executivo da RAPS, Mara Prado, chefe de gabinete do vereador Ricardo Young e Rafael Carvalho, Jovem RAPS, que relatou sua experiência com o projeto “Adote um Vereador”. Ele acompanha as ações políticas do vereador Ricardo Young (PPS-SP).
Projeto de país
O quarto e último ‘Diálogos Políticos’ de 2013 foi realizado em outubro, também em parceria com a GPS e teve como convidada a ex-senadora Marina Silva (PSB), que destacou a urgência de se construir um projeto de país que contemple a sustentabilidade como eixo de desenvolvimento. “O Brasil precisa de uma agenda estratégica para mudar o parâmetro de crescimento adotado até aqui. Nosso país reúne as melhores condições para fazer uma inflexão sobre o desenvolvimento considerando a sustentabilidade nos aspectos social, econômico e ambiental.”
Para exemplificar, Marina defendeu investimentos robustos em fontes limpas e renováveis de geração de energia, como a eólica e a fotovoltaica (solar). “Não basta ser gigante pela própria natureza. O Brasil tem que ser gigante pela natureza de suas decisões”, declarou.
O ciclo ‘Diálogos Políticos’ deste ano já foi encerrado, mas no dia 14 de dezembro, a RAPS recebe o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para uma palestra durante o Encontro Anual da entidade, que vai reunir os integrantes da Rede de Líderes por um Brasil Sustentável.
Tags