Para a Diretora Executiva da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, Mônica Sodré, a sustentabilidade precisa ser trabalhada não só nas dimensões ambiental, social e econômica, mas também na política. Para ela, há uma carência do pensamento sustentável na atuação dos governos: “A maneira como se produz e se desenha a política, os sistemas eleitoral e partidário, o pacto federativo, a distribuição de recursos e as relações entre poderes impactam a qualidade e a produção de políticas públicas. Assim, precisamos trazer a dimensão política como a quarta dimensão da sustentabilidade”, afirmou.
A Diretora Executiva da organização esteve presente na aula de abertura do curso UM BRASIL Sustentável: Visões, Desafios e Direções, realizado pela parceria da RAPS, UM BRASIL e UNIFESP. Além dela, estiveram presentes Soraya Smaili, reitora da UNIFESP; Andrea Rabinovici, chefe de gabinete da reitoria da mesma instituição; e José Goldemberg, professor e presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP. O curso é um projeto de extensão universitária, além de integrar o currículo do Programa de Mestrado em Análise Ambiental Integrada da UNIFESP. O conteúdo do curso será divulgado posteriormente nos canais digitais do UM BRASIL.
Mônica Sodré também ressaltou a importância da iniciativa, que aproxima o ensino público superior da sociedade, e debate sobre temas importantes para o país.
Tags