Doze Líderes da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS concorrem à 11ª edição do Prêmio Congresso em Foco. A premiação visa a reconhecer o trabalho dos parlamentares e combater a ideia de que “todo político é corrupto”. Serão três premiações: escolha do público; dos jornalistas que fazem a cobertura do Congresso Nacional; e do júri de especialistas.
As votações públicas já estão abertas. Qualquer pessoa pode escolher até três deputados federais e dois senadores. Clique aqui para votar. As votações vão até 31 de julho.
Apenas deputados federais e senadores que não possuem processos na justiça e que ocuparam o cargo por pelo menos 60 dias em 2018 podem concorrer. Por isso disputam a indicação 42 senadores (pouco mais de 50% dos integrantes do Senado) e 359 deputados (70% dos membros da Câmara). Dentre eles, dois senadores e dez deputados federais são Líderes RAPS. Conheça a lista de Líderes RAPS que concorrem ao prêmio ao final da matéria.
Premiação do júri
A premiação é organizada pelo site Congresso em Foco, especializado na cobertura do legislativo federal. Além da votação aberta ao público, um júri de especialistas apresentará uma lista dos melhores parlamenteares de 2018. Entre os cinco jurados, está o Líder RAPS Tom Barros. Auditor Fiscal, já atuou na Controladoria Geral da União e no Tesouro Nacional, e foi fundador do Observatório Social de Brasília, associação civil que promove o acompanhamento dos gastos públicos no Distrito Federal.
O júri também é composto por Sylvio Costa, jornalista e fundador do site Congresso em Foco; Marisa Von Bülow, professora da UnB; Antônio Augusto de Queiroz, diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap); e Anna Paula Losi, diretora de Relações Governamentais da agência Burson-Masteller.
Saiba quais são os Líderes RAPS que disputam o prêmio Congresso em Foco
Senadores
Randolfe Rodrigues (REDE/AP)
Reguffe (Sem Partido/DF)
Deputados Federais
Alessandro Molon (PSB/RJ)
Mendes Thame (PV/SP)
Índio da Costa (PSD/RJ)
Leandre (PV/PR)
Mara Gabrilli (PSDB/SP)
Marcus Pestana (PSDB/MG)
Otávio Leite (PSDB/RJ)
Pedro Cunha Lima (PSDB/PB)
Pedro Vilela (PSDB/AL)
Tadeu Alencar (PSB/PE)
A lista completa de parlamentares que concorrem ao prêmio pode ser conhecida aqui.
Tags