Como responderemos ao impacto das mudanças climáticas, à aceleração da velocidade nas comunicações, ou mesmo à questões que parecem saídas de filmes de ficção científica, mas estão cada vez mais próximas da nossa realidade, como a possibilidades de prolongamento da vida em virtude dos avanços da engenharia genética, definirá o futuro do planeta. E a política é a melhor ferramenta para resolver esses problemas. Esse cenário foi traçado por Steve Jarding, professor da Harvard Kennedy School, com décadas de experiência de trabalho em campanhas eleitorais. “A humanidade jamais criou uma instituição com tanta capacidade para fazer o bem, ou o mal, como os governos”, sintetizou o professor. Ele foi o principal palestrante durante a edição de 2018 do Curso de Campanhas Eleitorais da RAPS, realizado em São Paulo, entre os dias 04 e 05 de maio.
Jarding reconhece que há muitas questões problemáticas com os governos de todos países, “Mas o problema não são os governos em si, mas pessoas que estão lá”, declarou. Ele acredita que, se políticos mais bem capacitados estiverem nas posições de poder, será possível construir melhores leis e melhores políticas públicas. “Minha missão é ensinar para as novas lideranças as técnicas mais atuais de gerenciamento de campanha e media training, possibilitando assim que elas possam desempenhar um bom papel nas campanhas eleitorais e, com isso, influenciar nos rumos do mundo”, define.
Durante quase cinco horas de palestra, o professor tratou de como fazer o planejamento estratégico de campanhas eleitorais e estruturar as mensagens-chave e além de passar técnicas de oratória e para relacionamento com a mídia.
Um dos pontos destacados por Jarding foi importância da postura corporal, a entonação e as emoções transmitidas em um discurso ou entrevista. Segundo ele, por mais que o conteúdo dos discursos seja importante, apenas 7% das pessoas registram efetivamente o que foi dito. “As pessoas não lembram das palavras, mas de como as palavras os fizeram sentir”, explica.
Ele também ressaltou a importância de ter um planejamento claro de campanha. “Em certos aspectos, as campanhas são como negócios. Se eu quero que meu negócio funcione, eu preciso ter um plano. O mesmo vale para as campanhas”, disse. E, para que esse planejamento funcione, é preciso ter, segundo Jarding, pessoas cuidando da coordenação da campanha, da agenda de atividades, da comunicação e da arrecadação de recursos. Durante o curso, o professor detalhou o papel e as competências que quem desempenha cada uma dessas funções deve ter.
Curso de Campanhas Eleitorais da RAPS
Uma vez por ano a RAPS realiza o Curso de Campanhas Eleitorais, aberto a participação de qualquer pessoa, que funciona como uma versão compacta do conteúdo apresentado para os Líderes RAPS.
As palestras e debates são gravados e, posteriormente, esse conteúdo ficará disponível on-line na plataforma de educação à distância da RAPS mediante pagamento. A previsão é que o curso esteja disponível em EaD até o início de julho. Acompanhe no nosso site e mídias sociais para saber os valores e condições de pagamento para adquirir o curso.
Além das palestras do professor Steve Jarding, o curso tratou de outros cinco temas. Raphael Sodré, advogado e assessor parlamentar, e Alexandre Bissoli, advogado especialista em Direito Eleitoral, deram palestras com as principais orientações jurídicas para as campanhas eleitorais brasileiras; as consultoras em desenvolvimento sustentável, Juliana Barros Freire e Carolina Ayres, trataram sobre como incluir a sustentabilidade entre os temas de campanha; Adriana Piedade, especialista em pesquisas qualitativas e quantitativas, e Maurício Moura, especialista em pesquisa, big data e microtargeting, abordaram os tipos de pesquisa que as campanhas podem realizar e como usar essas informações obtidas a partir delas; Gil Castillo, consultora de marketing político, e Maryanne Mattos, Secretária Municipal de Segurança Pública de Florianópolis, debateram sobre representatividade, governos e política especialmente em relação às questões de gênero; e Alberto Lage, consultor de estratégia política e eleitoral, apresentou sugestões de como integrar as mídias sociais numa campanha.
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