No Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o governador de São Paulo, Márcio França, sancionou decreto instituindo a Política Estadual de Educação Ambiental. A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) atuou na articulação para essa regulamentação.
Há onze anos a Rede Paulista de Educação Ambiental tentava a aprovação dessa política no nível estadual. São Paulo era o único estado que ainda não havia regulamentado localmente a Política Nacional de Educação Ambiental, instituída em 1999 e reformulada em 2005.
O Líder RAPS e colaborador na área de sustentabilidade da organização, Zysman Neiman, esteve presente na assinatura do decreto. Ele explica que a política tem como objetivo coordenar as ações de promoção da preservação ambiental que são realizadas tanto na educação formal, nas escolas e universidades, como na informal, nas ações realizadas por ONG, em áreas de conservação ambiental, atividades de ecoturismo etc.
O decreto cria ainda Conselho Estadual de Educação Ambiental e institui a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental. O grupo, formado pelas secretarias de Meio Ambiente e de Educação, será responsável pela implementação da Política e do Programa de Educação Ambiental e pelo diálogo com a sociedade.
Tags