menu
Voltar

RAPS participa do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

29 de maio de 2018

RAPS participa do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

A RAPS esteve presente em reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), realizada no dia 21 de maio, em Brasília (DF). Estiveram presentes representantes governamentais, empresariais, da academia e do terceiro setor para discutir ações que visem alterar o atual cenário de emissão de Gases do Efeito Estufa (GEEs) no país.
O Líder RAPS e colaborador na área de sustentabilidade Zysman Neiman representou a organização no debate. Ele participou da Câmara Temática (CT) sobre Visão de Longo Prazo, uma das nove CTs do Fórum. Segundo ele, o objetivo desse grupo é construir um cenário de onde queremos estar em 2060. “Com esse objetivo definido é que devemos pensar como a economia, o Estado e a sociedade podem ser organizados para atingir essas metas. A ideia é não ficar preso apenas na análise do cenário atual, mas mirar alto e planejar para um Brasil, por exemplo, com zero emissão de carbono ou como principal potência ambiental no mundo”, explicou. O Diretor Executivo do Centro Brasil no Clima (CBC) Alfredo Sirkis, também Líder RAPS, presidiu a reunião.
O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas foi criado em 2000 e reconhecido, em 2009, como instrumento institucional da Política Nacional de Mudanças Climáticas (Lei Nº 12.187/2009), que oficializou o compromisso brasileiro de redução de GEEs junto à Conferência das Nações Unidades sobre Mudanças Climáticas de Copenhagen (COP 15). Em 2017, o Fórum foi reformulado e, por meio de uma chamada pública, reestruturou as CTs.
Essas câmaras buscam discutir propostas de implementação da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês) do Brasil. As NDC são resultado das negociações do acordo firmado na COP 21, realizada em Paris em 2015. O objetivo do acordo foi permitir que os países estabeleçam metas de redução dos GEE de curto, médio (entre 2020 e 2030) e longo prazo (visando a segunda metade deste século) para reverter o cenário das alterações climáticas, e impedir que o aumento da média da temperatura mundial seja superior a 2°, tomando como base a média registrado antes da revolução industrial.
Entrada da RAPS no FMBC
No processo de reformulação de 2017, a RAPS se apresentou para participar institucionalmente da CT de tema “Visão de Longo Prazo”, por acreditar que pode ajudar no estimulo à promoção da agenda da sustentabilidade entre suas lideranças, buscando auxiliar na elaboração de propostas para o cumprimento das NDC brasileira.
Os temas das outras CTs são: Agropecuária, Florestas e Biodiversidade; Energia; Transportes; Indústria; Cidades e Resíduos; Finanças; Defesa e Segurança; Ciência, Tecnologia e Inovação; e Adaptação. Todas elas devem entregar um documento para o presidente que será eleito em outubro deste ano com suas contribuições para a elaboração da NDC brasileira. O país tem até 2020 para apresentar suas metas de curto e médio prazo.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS