Cinco líderes RAPS colaboraram como facilitadores na atividade World Café durante o Seminário de Empreendedores Cívicos.
O professor de Ciências Ambientais da Unifesp, Zysman Neuman, de São Paulo, coordenou a mesa sobre Sustentabilidade, abordando os conceitos de ecologia, desenvolvimento sustentável e socioambientalismo. Fábio Almeida, do Instituto Democracia e Sustentabilidade – IDS, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da discussão sobre o tema com os Empreendedores Cívicos participantes desta mesa.
O coordenador da Virada Sustentável e professor da FGV, Ademar Bueno, também de São Paulo, foi o facilitador do tema Mobilização Social e destacou metodologias para promover informação, sensibilização e interação da sociedade em torno de causas comuns. Ele contou com o apoio do jovem RAPS Rafael Lira.
Ivan Silveira da Costa, criador do Observatório Social de Belém (PA), mediou a discussão sobre Controle Social ao lado de Diego Ramalho (DF), coordenador de projetos do Instituto de Fiscalização e Controle do Distrito Federal. Na apresentação do tema, Ivan propôs uma reflexão aos participantes. “As pessoas fazem seus projetos de vida e em geral são projetos profissionais, pessoais, financeiros… Mas nunca pensam em projetos que possam contribuir para o coletivo.”
Pedro Henrique Cristo, coordenador de projetos de gestão pública e cidadania no Rio de Janeiro (RJ) coordenou a mesa sobre Advocacy ao lado de André Lima (DF), membro do Conselho Nacional de Meio Ambiente. Ambos são líderes RAPS, assim como a psicóloga Mafoane Odara, coordenadora e responsável pelo plano de ação da atividade.
Pedro Cristo iniciou a discussão destacando que “a era digital derrubou as barreiras de entrada da sociedade no processo político e contribuiu para o barateamento dos processos de comunicação”.
LÍDERES RAPS COORDENAM MESAS DE DISCUSSÕES EM SEMINÁRIO DE EMPREENDEDORES CÍVICOS
29 de julho de 2013