Transformar a cultura política e contribuir para melhorar a percepção que a sociedade tem da política, um dos desafios dos Empreendedores Cívicos da RAPS
Transformar a cultura política do país e contribuir para melhorar a percepção que a sociedade tem da política. Este foi um dos desafios lançados no Seminário de Apresentação e Integração de Empreendedores Cívicos da RAPS, realizado sábado, dia 27 de julho, em São Paulo.
O presidente do Conselho Diretor da RAPS, Guilherme Leal abriu o evento falando da utopia que move os agentes de transformação da sociedade e destacou a importância de um espaço como a RAPS para permitir a identificação e a formação de lideranças que contribuam com processo de fortalecimento da cidadania.
“Falo de um sonho de décadas de uma ação cidadã no Brasil com um potencial transformador. Os movimentos das ruas expressam a opinião da população que quer tornar isso realidade. Temos as plataformas da ética e da sustentabilidade para construir. O elemento que falta para isso é a formação de novas lideranças que irão conduzir estes caminhos e é isso que estamos fazendo.”
Leal ressaltou que é preciso mudar a política institucional utilizando todos os recursos disponíveis, como novos canais de participação, plataformas digitais e novas tecnologias dentro do espectro apartidário, que não vise à disputa eleitoral das siglas, mas que contemplem todos os atores num amplo debate de projeto para o país.
“É preciso que os governantes exerçam o papel que o cidadão espera deles: o de servidores públicos de plantão. O exercício de servir à sociedade e de exercer o poder em favor do bem público só pode ser realizado com a participação de uma cidadania bem desenvolvida. Queremos estar em rede apoiando e construindo este sonho de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável”, finalizou.
Agentes de inovação social
O diretor executivo da RAPS, Marcos Vinícius de Campos apresentou a instituição aos cerca de 40 participantes do evento e ressaltou o papel dos Empreendedores Cívicos dentro do projeto “Rede de Líderes Políticos por um Brasil Sustentável”, que conta também com as categorias de Líder RAPS e Jovem RAPS.
“Empreendedores cívicos são agentes de inovação social que, pela força de seus ideais, de alguma forma já realizam projetos e ações de impacto social em benefício da coletividade e com isso ajudam a promover transformações positivas para o país.”
SEMINÁRIO DE EMPREENDEDORES CÍVICOS DESTACA A CIDADANIA COMO PODER TRANSFORMADOR
29 de julho de 2013