RAPS, Fundação Lemann e Arapyaú oferecem chance de estudo em universidades renomadas
Em fevereiro deste ano, a RAPS renovou sua parceria com a Fundação Lemann e o Instituto Arapyaú para a concessão de bolsa de estudos em universidades de excelência nos Estados Unidos e Inglaterra. Por meio dessa oportunidade, os Líderes RAPS, desde que admitidos em um dos programas de mestrado do Lemann Fellowship, recebem uma bolsa de estudos por mérito de até R$ 160 mil. Como fruto dessa parceria, o Líder RAPS João Francisco Araujo Maria foi o primeiro beneficiado, realizando o mestrado em políticas públicas da Blavatinik School of Government, na Universidade de Oxford.
João Francisco compartilhou com a RAPS sua experiência, destacando os pontos principais da formação que recebeu. Ele é mestre e graduado em Ciência Política pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e UnB (Universidade de Brasília), com experiência nas áreas do Terceiro Setor, do serviço público e da política institucional. “Achei uma oportunidade para aprofundar minha formação sob uma perspectiva técnica e de valores. Trarei comigo o conhecimento técnico aprendido em Oxford, sabendo que só o diálogo com nossos diversos saberes locais poderá gerar respostas efetivas”, explicou.
O conteúdo programático do curso buscou desenvolver nos mestrandos habilidades importantes tanto para a área de Políticas Públicas quanto para o exercício da própria atividade política. “O mestrado tem como objetivo desenvolver nos estudantes cinco habilidades principais, que fazem a necessária ponte entre política e políticas públicas: possuir foco em evidências, ser um analista crítico, desenvolver excepcionais capacidades comunicativas, trabalhar de modo colaborativo com seus pares e ser aberto para inovação e novos desafios”, esclareceu o Líder RAPS. A diversidade cultural, que possibilitou uma rica troca de experiências, também foi relevante: foram 117 estudantes de 55 diferentes países.
A parceria entre as organizações já está no segundo ano. Além de João Francisco, a engenheira ambiental e Líder RAPS Juliana Cardoso também foi contemplada, tendo a oportunidade de ser mestranda no Global Executive Master of Public Administration, pela Universidade de Columbia em Nova Iorque. Para João Francisco, o investimento está associado a uma sólida visão de futuro para o país: “Tudo isso só foi possível pela generosidade e aposta nas novas gerações feita por estas organizações preocupadas com o Brasil, como a RAPS, o Instituto Arapyaú e a Fundação Lemann. Sou imensamente grato por todo o apoio que recebi”, concluiu.
[ssba-buttons]Tags