Um dos momentos de maior expectativa do Encontro de Executivos e Legislativos RAPS foi a apresentação do diagnóstico feito pela organização dos 55 municípios onde há lideranças RAPS na gestão pública ou na Câmara Municipal.
Bruna Antunes, colaboradora da Área de Apoio à Ação Política e responsável pela pesquisa, apresentou os dados estatísticos relacionados a seis planos de políticas municipais que dialogam com algumas áreas estratégicas dentro do tema da sustentabilidade. O Plano Diretor, Plano Municipal de Educação, Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Mobilidade Urbana, Plano Municipal de Saneamento Básico e Política Municipal de Mudanças Climáticas foram as fontes de coleta de dados para a análise. Segundo Antunes, o objetivo da pesquisa não foi constranger as lideranças presentes, mas sim de oferecer um suporte aos mandatos. “A pesquisa não é simplesmente para apontar, mas sim para conscientizar os membros [da RAPS] sobre a situação dos planos em seus respectivos municípios”, explicou.
A discussão que se seguiu abrangeu também a questão da transparência dos dados, já que as informações foram pesquisadas por meio de motores de pesquisa (Google), serviços de informação eletrônico ao cidadão (e-SIC) ou ouvidorias e contatos diretamente com os Órgãos responsáveis. Alguns municípios, entretanto, apresentaram dificuldades na disponibilização de informação no e-SIC, por exemplo. A prefeita de São Bento do Una (PSB – PE) Débora Almeida, que é Líder RAPS, salientou a importância de transformar as informações em conteúdo de fácil compreensão para a população.
Desenvolvimento por meio da democratização
Num segundo momento da tarde, houve uma apresentação de dados estatísticos dos municípios das lideranças feita pela Muove Brasil. Essa startup tem por missão promover o desenvolvimento por meio da democratização de conhecimento e soluções para municípios brasileiros, dando suporte na tomada de decisão de gestores públicos, sociedade, empresas, investidores e organizações sociais.
Ricardo Oliveira e Erick Baumgartner, colaboradores da Muove, trouxeram vários exemplos de coletas de informações, demonstrando as particularidades de cada local e, dependendo do caso, quanto é relativa a ordem de importância de determinados indicadores. Os dois também propuseram um exercício prático: convidaram as lideranças a acessarem o site da Mouve (https://www.muovebrasil.com/#/home), por meio de seus celulares, e fazerem uma pesquisa sobre os municípios, buscando um diagnóstico instantâneo com alguns dados.
Tags